Em 31 de agosto, a Sociedade de Exploração do Egito lançou o aguardado volume LXXXVII dos Papiros Oxyrhynchus, uma série que se estende desde 1898, apresentando uma fascinante gama de documentos que, em grande parte, revelam detalhes intrigantes da vida na antiguidade. Entre os tesouros desse último volume, destaca-se um pequeno fragmento, aproximadamente 1,3ʺ de largura x 3,6ʺ de altura, que abriga ditos atribuídos a Jesus, de forma semelhante aos evangelhos de Mateus, Lucas e Tomé. Essa descoberta tem atraído considerável atenção e análise minuciosa, especialmente por conta de sua singularidade e potencial impacto nos estudos sobre os primeiros documentos cristãos.
Os Papiros Oxyrhynchus são um conjunto imenso de documentos escavados próximo a Oxyrhynchus, Egito, no final do século XIX e início do século XX. Organizada por Bernard Grenfell e Arthur Hunt, a equipe responsável pela escavação desenterrou mais de meio milhão de papiros em um antigo depósito de lixo. Este local funcionava como um depósito para documentos públicos e privados, incluindo registros fiscais, documentos judiciais, correspondências comerciais, cartas pessoais e literatura de várias línguas, predominantemente grego, mas também copta, latim, árabe, hebraico e outros.
O fragmento em questão, identificado como P.Oxy. 5575, destaca-se não apenas por sua dimensão física, mas principalmente pelo seu conteúdo. Este é o primeiro caso conhecido de uma interligação entre material semelhante aos evangelhos de Lucas e Mateus e o Evangelho de Tomé. A complexidade desse entrelaçamento torna esse papiro único entre todos os documentos conhecidos até então. Além disso, a possível datação do fragmento para o “século II” o posicionaria como uma das testemunhas mais antigas dos ditos associados ao Evangelho de Tomé e um dos primeiros registros de qualquer documento cristão.
Essa descoberta levanta uma série de questões e especulações. Se confirmada a data proposta, o P.Oxy. 5575 proporcionaria um olhar inédito sobre o cristianismo do século II. A interação entre os evangelhos sinópticos e o Evangelho de Tomé nesse fragmento sugere uma complexidade nas fontes e nas influências da literatura cristã primitiva. Entre as perguntas ainda sem resposta, destaca-se a indagação sobre a autoria do fragmento, suas intenções e qual contribuição única ele oferece para a compreensão do cristianismo primitivo. No entanto, dada a brevidade do fragmento e sua falta de contexto mais amplo, algumas respostas permanecem inalcançáveis, deixando espaço para futuras pesquisas e desdobramentos emocionantes na investigação dos primeiros registros cristãos.
Com informações de Text&Canon